domingo, 7 de novembro de 2010

Reunião de 05 de novembro de 2010

O Grupo Conjuntura se reuniu nesta sexta-feira 05 de novembro para uma apresentação interna dos principais resultados observados no período abordado pelo boletim no 47, Junho a Agosto de 2010. Esses resultados foram apresentados por cada um dos 6 subgrupos: Inflação, Nível de Atividade, Empregos e Salários, Política Monetária, Política Fiscal e Setor Externo.
Um ponto interessante levantado foi a problemática do fechamento do Balanço de Pagamentos: se, por um lado, a entrada de capitais externos contrabalançam resultados negativos (predominantes nas ultimas 4 décadas) na conta de Transações Correntes em um dado período, por outro, nos períodos seguintes, esse mesmo volume de capital externo acaba pressionando negativamente o saldo em Transações Correntes, pelo impacto na subconta Serviços e Rendas, através de remessas de lucros ou dividendos, pagamento de juros ou amortizações.
Assim, nos períodos posteriores, torna-se necessário um maior esforço de atração de capitais externos, justamente para contrabalançar esse impacto negativo.
Esse assunto merece atenção, pois não só a taxa de juros real no Brasil é uma das maiores do mundo, como na ata da reunião de outubro do COPOM, estar registrado uma expectativa de aceleração da inflação. Ou seja, há uma expectativa de aumento da taxa de juros, portanto, de maior poder de atração de capitais estrangeiros.
Não deixe de nos acompanhar, olhando nossos posts, sobre esses e outros assuntos, e contribuindo à discussão aravés de seus comentários!
Por Vinicius Zorzanelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário